Facebook lança anúncios com realidade aumentada

O Facebook lança uma modalidade de anúncios com realidade aumentada que permite a consumidores testar virtualmente produtos. Agora, usuários que se interessarem por um anúncio de um óculos, por exemplo, podem ver como ele ficará em seu rosto através de uma ferramenta de realidade aumentada que usará a câmera frontal do celular do possível cliente.

A rede social já testou esse tipo de anúncio com marcas como Michael Kors, Pottery Barn, Bobbi Brown, Sephora e outras. Realidade aumentada é uma tecnologia que foi apresentada ao mundo por aplicativos como o Snapchat, e agora é adotada por empresas maiores, como Facebook, Apple e Google.
 
As publicidades devem aparecer na timeline da mesma forma que atualmente aparecem as fotos em 360º. Isto é, a figura em princípio surge estática no feed de notícias e apenas é acionada com o clique do usuário (diferente dos vídeos atuais que já têm autoplay).
 
O Facebook não é a primeira empresa a conectar RA e consumo. Na verdade, o Snapchat foi pioneiro nesse tipo de “selfie-commerce”, primeiro com um anúncio de realidade aumentada para a BMW ano passado. Já neste ano, o Snap conectou suas lentes, como são chamados os filtros no aplicativo, com o e-commerce de seus anunciantes.