Fale Conosco pelo WhatsApp

Estratégia empresarial: o que é, tipos e importância

Saber desenvolver e contar com uma estratégia empresarial é um componente essencial para todas as empresas que almejam um crescimento sustentável e uma expansão duradoura. Essa metodologia é um recurso de muito valor para o aperfeiçoamento de um negócio. Continue a leitura para saber tudo sobre!

O que é estratégia empresarial?
 
A estratégia empresarial é uma metodologia que uma empresa aplica com o objetivo de gerar valor. É o processo de definir ações que serão tomadas para cumprir com os objetivos estratégicos de uma empresa.

Também podemos pensar a estratégia empresarial como um roteiro que guia uma empresa em direção aos seus objetivos. É um plano abrangente que define como a empresa irá competir no mercado, alocar seus recursos e alcançar o sucesso a longo prazo.

Através da definição dessa estratégia é possível gerenciar, controlar e melhorar o desenvolvimento de um negócio.


Qual a importância da estratégia empresarial?
 
Como você já pode perceber, a estratégia empresarial ajuda a estabelecer uma base para a empresa. Ao definir objetivos, ações e recursos, fica mais fácil e sustentável almejar uma rentabilidade e sucesso a longo prazo.

Essa metodologia, quando bem aplicada, tem um caráter dinâmico, ou seja, se adapta facilmente a mudanças que podem aparecer, sem interferir no processo de desenvolvimento da empresa.


6 principais vantagens da metodologia
 
Entre as principais vantagens estão:

Cultura empresarial

A cultura empresarial é o conjunto de valores que formam a empresa, assim como visão e missão. Esse elemento é o ponto de partida, pois através da definição dos ideais de uma empresa, todo e qualquer planejamento irá respeitar esses pontos e sempre representar e defender o que e como a empresa é.

Objetivos

É a base de um planejamento de estratégia empresarial sólido. Através de objetivos estabelecidos, se planeja uma rota para alcançar as metas que a empresa deseja alcançar. Esses objetivos servem como base para direcionar todos os esforços empresariais.

Na prática, isso economiza tempo e dinheiro, pois os objetivos estão alinhados e definidos.

Esforços unificados

Ao definir objetivos em comum, toda a empresa e equipe estarão de acordo e alinhados para alcançar esses objetivos através de um esforço conjunto.

Processos estratégicos

Com objetivos definidos e esforços unificados, contar com processos de fato estratégicos faz toda a diferença. Ou seja, serão definidos os passos que deverão ser seguidos, com prazos e demais pontos.

Priorização de tarefas

No dia a dia surgem imprevistos que exigem a atenção de diversas equipes. A estratégia empresarial permite uma melhor avaliação do que é prioridade ou não, economizando tempo e direcionando esforços para o que de fato é mais importante no plano de ações.

Quantificação de resultados

O seguimento dos indicadores mais relevantes possibilita a melhor medição do desempenho da estratégia em relação aos objetivos estabelecidos. Assim é possível acompanhar a evolução e, se for necessário, fazer alterações embasadas.

Tipos de estratégia empresarial

Existem diversos tipos de estratégias empresariais, cada uma com suas vantagens e desvantagens. As mais comuns são:

Estratégia corporativa

Tem seu foco voltado a orientar a imagem da empresa através da definição de aspecto como missão, visão e valores. Busca, também definir metas a longo prazo, considerando o mercado em que está inserido.

A identidade visual e corporativa é a que mais se beneficia, pois com essas definições é que podemos criar a personalidade e identidade da marca, essencial para o branding.

Estratégia competitiva

Nesse caso, o objetivo é definir o modo em que a empresa irá se apresentar no mercado. Em outras palavras, como ela irá se vender/comercializar. Para essa definição é preciso analisar a concorrência, a demanda do produto ou serviço e as opiniões do público em relação a marcas já existentes.

Estratégia funcional

Por último, mas não menos importante, esse tipo de estratégia é o que se encarrega de estabelecer o esquema de organização da empresa. Ou seja, os departamentos, cargos, vagas, horários de trabalho e demais elementos logísticos.

Agora que você já sabe que a estratégia empresarial é uma ferramenta essencial para o sucesso de qualquer empresa, que tal analisar como está a estratégia do seu negócio?


Conte com a Emotive para definir uma estratégia clara e eficaz, aumentando as suas chances de alcançar seus objetivos e prosperar no mercado. Entre em contato!





Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação