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Estratégia de lançamento de produto: como lançar um produto com sucesso

Fazer com que os produtos sejam conhecidos e chegar a maior quantidade possível de compradores no menor tempo possível é o objetivo de todas as empresas e negócios. Para cumprir esse objetivo, um dos melhores recursos é planificar um bom plano de lançamento para que o produto seja apresentado da melhor maneira ao público.

Continue a leitura e entenda mais sobre estratégia de lançamento de produto, como funciona e como fazer.


Estratégia de lançamento de produto: o que é?
 
O lançamento de novos produtos consiste em oferecer novas soluções de mercado que podem ser interessantes para um público-alvo específico.

A ideia é não apenas lançar o produto e esperar que os consumidores o encontrem, e sim lançar com uma campanha estratégica bem elaborada em um plano de ações que envolvem técnicas, atividades e processos.
Lançar um produto oferece a oportunidade perfeita para destacar as vantagens de um produto de acordo com as necessidades dos consumidores.

O ponto central em uma campanha publicitária de lançamento de um produto é o site da empresa, além das redes sociais. Combinadas e bem trabalhadas, com essas duas ferramentas é possível alcançar consumidores e começar o lançamento muito antes do produto estar na prateleiraseja ela física ou digital.


Fórmula de lançamento de produto
 
Definindo os objetivos

O primeiro passo para criar uma estratégia de lançamento eficaz é definir os objetivos.

O que você espera alcançar com o lançamento? Aumentar as vendas? Criar consciência da marca? Gerar leads?

A definição dos objetivos ajudará a orientar o planejamento da estratégia

• Público-alvo

Outro fator importante a considerar é o público-alvo.

Para quem você está lançando o produto? Quais são suas necessidades e desejos?

Entender o público-alvo ajudará a direcionar as mensagens e as ações de marketing.

• Pré-lançamento

O pré-lançamento, além de ser uma fase importante para gerar expectativa e interesse, é também o momento de avaliar aspectos que poderiam atrasar ou complicar o lançamento, por exemplo.

É nesse momento que tudo deve ser revisitado e, também, é a hora de começar a educar os consumidores sobre o produto, seus benefícios e como ele pode ajudá-los.

A ideia é começar a criar o terreno para que, quando o produto for lançado, seja já bem recebido pelo público, que estará esperando.

Algumas estratégias de pré-lançamento incluem:

- Criar conteúdo relevante, como artigos, vídeos ou e-books, que abordem os problemas que o produto resolve. Além disso, esses conteúdos auxiliam na captação de leads, especialmente e-books onde o público deve registrar com e-mail e assim você terá o contato para o lançamento;

- Conteúdo estratégico nas redes sociais, com ajuda de influenciadores e parceiros;

- Presskit para imprensa e influenciadores, notificando um lançamento e dando pistas;

- Demonstrações e testes sem de fato explanar o que é o produto;

- Lançar teasers que ofereçam pistas sobre o produto;

- Criar uma lista de e-mail para se comunicar diretamente com o público-alvo.

No geral, tudo o que ajude a criar expectativas e captar leads antes do lançamento faz parte dessa etapa.

• Lançamento

O lançamento é o núcleo dessa etapa e da estratégia como um todo. Nesse momento o produto é oficialmente disponibilizado ao mercado.

É necessário criar estratégias de introdução do produto, afinal, a maneira de inserir o produto no mercado ou de divulgá-lo pela primeira vez nas redes sociais e no site vai afetar completamente o entendimento por parte do público.

Algumas estratégias de lançamento incluem:

- Criar um evento de lançamento;

- Lançar uma campanha de marketing para divulgar o produto para um público mais amplo;

- Oferecer descontos ou promoções, para incentivar as vendas;

- Criar campanhas de ofertas limitadas;

- Fazer edições exclusivas ou de colecionador;

- Oferecer brindes nas primeiras vendas;

- Vídeos de making of;

- Entrevistas e apresentações.

• Pós-lançamento

Além de fazer o seguimento dos resultados, o pós-lançamento de um produto é a fase em que é importante acompanhar o desempenho do produto e ajustar a estratégia conforme necessário.

Além disso, é também o momento de continuar a gerar interesse e demanda. Ou seja, mesmo que o produto já tenha sido lançado, as campanhas devem continuar agora em outros formatos, através de ativações que ampliem o lançamento.

Algumas estratégias de pós-lançamento incluem:

- Criar conteúdo de suporte, para ajudar os clientes a usar o produto;

- Oferecer serviços de atendimento ao cliente, para resolver eventuais problemas;

- Lançar novos recursos ou atualizações, para manter o produto atualizado.

O ideal é que o pós-lançamento dure um ano até que o produto já tenha conquistado seu lugar no mercado.


Tipos e exemplos de estratégias de lançamento de sucesso
 
1 - Estratégia de pré-venda
 
Nessa estratégia o objetivo é atrair a atenção com ofertas, publicações e teasers. A ideia é preparar o público captando a sua atenção para que depois comprem o produto lançado.

Um bom exemplo de pré-venda são eventos, anúncios e comerciais de jogos de videogame, que criam uma expectativa e despertam o desejo pela experiência quando o jogo for lançado.

Em muitos casos, as pessoas podem se registrar, tornando-se leads, em páginas para serem notificadas do lançamento. Isso já auxilia com que, ao lançar, essas pessoas sejam notificadas e possam comprar o quanto antes.

2 - Estratégia de lançamento em site

Ter um site corporativo é indispensável. Com as ferramentas adequadas, em uma estratégia de lançamento um site bem posicionado com tráfego constante ajuda no aumento das visitas ao produto e as vendas, automaticamente.

Além disso, é possível utilizar o site para captar leads em pré-lançamento, por exemplo, ao oferecer um desconto, brinde ou acesso exclusivo a quem se inscreve antecipadamente.

3 - Estratégia de conteúdos

A criação de conteúdo útil é uma das melhores estratégias para lançamento e pós-lançamento de um produto.

Quando compram um produto, as pessoas estão buscando algo que vá melhorar suas vidas, independente de como.

Prolongar a vida do produto e a sua utilidade é uma das melhores maneiras de manter o seu cliente fiel, e isso pode ser feito através de conteúdos explicativos e educativos, que agregam na vida do seu cliente.

A Adobe, por exemplo, compartilha vídeos úteis com dica de uso de seus softwares, agregando valor ao seu produto ao mesmo tempo em que ajuda o cliente.

4 - Estratégia de ofertas

Oferecer o produto por um preço menor para o lançamento, enviar junto da compra um brinde ou produto complementar, oferecer cupons exclusivos para as X primeiras compras e assim por diante são excelentes estratégias para vender mais e gerar um sentimento de necessidade de compra por parte do cliente.

5 - Estratégia de comunicação massiva

Se possível, combinar publicidade online e off-line, como em folders, posters e demais anúncios como televisão e rádio funcionam muito bem para gerar uma comunicação massiva, fazendo com que seja impossível que o cliente em potencial não conheça o novo produto.

6 - Estratégia com influencers

Contar com uma rede de influencers parceiros para anunciar o lançamento de um produto é uma das estratégias mais poderosas hoje em dia.

Busque influenciadores que de fato estejam conectados ao seu público-alvo e que sabem comunicar bem para o sucesso dessa estratégia.

Fazer uma estratégia de lançamento não é tarefa simples, pois envolve muitos passos e deve ser pensada nos mínimos detalhes.


Conte com a Emotive para que o seu lançamento seja um sucesso do pré ao pós-lançamento!




Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação