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Devo renovar a identidade visual da minha empresa? Saiba quando é a hora certa

A identidade visual é o que representa a empresa em diversos níveis e é, de longe, um dos componentes mais importantes na comunicação entre uma empresa e o seu público. Porém, isso não significa que a identidade deva ser a mesma para sempre, muito pelo contrário! Renovar a identidade visual de uma empresa pode ser muito interessante e benéfico, desde que haja necessidade e estratégia.

Se você tem se perguntando “Devo renovar a identidade visual da minha empresa? Será que já está na hora?”, esse texto é para você! Continue a leitura e dê o próximo passo no sucesso da sua empresa em 2023!


Identidade visual: o que é?
 
A identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que tem o objetivo de representar a marca e conectar o público à essência da empresa rapidamente.

Ideias, propósito, serviço e produtos são respostas que devem ser respondidas pelo conjunto da identidade visual, para que o consumidor “bata o olho” e capte a essência da marca.

Os elementos da identidade visual de uma empresa são: logotipo, slogan, tipografia, texturas, frases, cores e ícones.

São elementos formais que formam a “cara” da empresa e que passam a fazer parte do branding, ou seja, os consumidores passam a associar as cores, formas e logotipo à marca. Veja só a identidade visual desenvolvida para um de nossos clientes:

 

É aqui mesmo que mora a questão: se os consumidores já estão tão acostumados a associar a empresa a tais cores, formas e a tal logotipo, renovar a identidade visual não atrapalha a associação e a força da marca?

A verdade é que...

 
Depende.

Renovar a identidade visual de uma empresa pode ser tudo o que ela precisa.

Porém, é preciso analisar o contexto, o momento da empresa e os porquês dessa possibilidade.


Quando é a hora de renovar a identidade visual de uma empresa?
 
A identidade visual de uma empresa existe para representá-la ao público, certo?

Portanto, nada mais justo do que se manter fiel a essa representação.

Ou seja, se algo mudou na empresa, seja em relação ao foco, ao propósito ou até mesmo ao segmento, esse é um bom momento para renovar a identidade visual.

Para te ajudar nesse momento de dúvida, confira quando a equipe da Agência Emotive recomenda renovar a identidade visual de uma empresa:

Mudanças internas

Quando há união de empresas ou alteração dos donos, pode ser interessante renovar a identidade visual a fim de representar um novo momento da empresa ao público, afinal, de fato ela mudou.

No caso de união de empresas é ainda mais necessário, pois quando duas empresas se unem existem duas marcas, portanto é crucial criar uma nova que abarca as duas sem priorizar uma ou outra.

Assim, além de notificar as mudanças, é criada uma “nova era” da empresa, que deve vir acompanhada com novidades que façam sentido.

Mudanças em serviços e produtos

É normal que com o passar dos anos sejam adicionados novos produtos e serviços no catálogo da empresa, assim como é normal deixar de oferecer X produto em algum ponto.

Porém, a identidade visual deve acompanhar essas mudanças, a fim de se manter atualizada conforme o momento da empresa.

Mas, atenção: isso não significa que a cada novo produto a identidade deva ser atualizada, muito pelo contrário!

Se trata mais de entender quando os produtos ou serviços adicionados vão além do que já existia, ou seja, representam uma mudança perceptível.

Muitas vezes, empresas mudam também o foco do seu público-alvo, o que pede uma atualização.

Em 2011 a Starbucks, por exemplo, removeu a palavra “Café” da sua marca e mudou os tons (antes terrosos e agora verdes e brancos), pois definiu que iria focar em diversos outros produtos além do café. Faz sentido, não é? Uma simples mudança na marca ajuda a reposicioná-la no mercado facilmente.

Para um reposicionamento no mercado

Muito além de mudanças pequenas na marca de uma empresa, às vezes pode acontecer de ser necessária uma mudança completa.

Ou seja, além da renovação do logotipo, toda uma atualização em tom de voz e posicionamento no mercado.

Esse caso pode funcionar muito bem para empresas que não estão fazendo muito sucesso ou que, por algum motivo, estão sendo mal vistas pelo público.

Renovar a identidade visual e junto a isso unir mudanças estruturais na comunicação da marca, além de novos discursos e campanhas, faz com que a empresa quase seja lançada do zero.

Para acompanhar a geração e a tecnologia

Nem sempre é preciso um grande motivo ou mudança para renovar a identidade visual de uma empresa.

Às vezes, acompanhar as tendências e estar alinhada à geração atual é um grande motivo.

Empresas que estão no mercado há 20, 30 anos ou inúmeras décadas podem se perceber “ficando para trás” no quesito tendência.

É natural que uma identidade visual criada há 30 anos passe uma sensação de estar ultrapassada, afinal, a tecnologia e as tendências da época eram outras.

Nesses casos, renovar a identidade visual não significa precisar mudá-la por completo.

Simples alterações em formas, ícones e grafismos podem deixar uma marca muito mais de acordo com o contexto atual. Em outras palavras, apenas atualizada.

Renovar a identidade visual de uma empresa pode ser muito benéfico, mas deve ser feito com estratégia e, além disso, essa mudança deve vir acompanhada de uma campanha muito bem estruturada para lançar a nova identidade da empresa ao público, sempre com o objetivo de manter uma comunicação aberta e transmitir a essência da marca de acordo com o público-alvo.

Se você identificou que está na hora de renovar a identidade visual da sua empresa ou sente que está na hora de fazer alguma mudança para começar 2023 com tudo, entre em contato com a equipe Emotive e vamos juntos fazer a sua empresa decolar!


Confira alguns dos nossos trabalhosentre em contato hoje mesmo, será um prazer cuidar da sua marca.



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