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Como definir os melhores canais de marketing para campanhas digitais

O marketing digital ampliou em grandes proporções as possibilidades de campanhas de divulgação, fortalecimento e posicionamento de uma marca. Ao mesmo tempo, contar com tantas possibilidades pode ser desafiador, afinal, é preciso definir com precisão para acertar em cheio na campanha. Para saber como definir os melhores canais de marketing para campanhas digitais, continue a leitura!


Antes de listarmos as melhores dicas para definir os melhores canais de marketing para campanhas digitais, vamos voltar um pouquinho no tempo?

Há poucos anos os principais canais de marketing existentes eram a televisão e a rádio!

Esses canais, além de potencializarem uma comunicação em massa – nada personalizada, devido às possibilidades da época -, também criou uma padronização de comunicação.

Chegou um ponto em que tudo era parecido e o público já sabia o que esperar.

Até hoje muitas pessoas costumam dizer ‘isso parece anúncio de rádio’, não é?

De certa maneira, contar com tão poucas opções para produzir grandes campanhas facilitava a decisão da empresa por qual caminho seguir.

Mas, pensando nos dias atuais, onde temos diversas possibilidades que se desdobram em ainda mais opções de canais digitais, graças ao surgimento da internet e das redes sociais, é preciso pensar com maior cautela para definir os melhores canais com precisão.

Isso não apenas porque existem muitas opções e assim direcionamos o orçamento e a criatividade de maneira mais certeira, mas também porque o público atual é diferente.

Diante de um cenário digital tão potente, a comunicação em massa já não é tão...em massa.

Mesmo atingindo milhões de pessoas, é preciso personalizar os conteúdos e trabalhar com a possibilidade de diversas personas.

Por isso, definir os melhores canais de marketing considerando mais detalhes hoje em dia é mais do que necessário: é obrigatório para empresas que não querem jogar dinheiro fora.


4 principais dicas para definir os melhores canais de marketing para campanhas digitais
 
Defina as personas

Antes de qualquer coisa, é preciso pensar em quem você deseja alcançar com essa campanha.

É preciso saber exatamente quem será impactado, o que exige um ótimo conhecimento do público-alvo da empresa.

Porém, o público-alvo não é um só.

Existem variações de consumidores da sua marca, as famosas Personas.

Para direcionar bem uma campanha, é necessário definir quais personas – figuras dos clientes ideais – você busca alcançar.

Para isso, criar personagens fictícios para exemplificar esse consumidor específico é o ideal!

Quanto mais detalhes no mapeamento das personas, melhor para o planejamento e, automaticamente, a definição dos canais.

Mapeie a jornada do consumidor

A jornada do consumidor é como o usuário se comporta desde o primeiro contato com a marca até o momento de finalizar uma compra.

Através da jornada é possível acompanhar os passos traçados por ele e oferecer os conteúdos ideais a cada etapa.

Analisar a jornada é imprescindível para perceber quais os canais determinantes para o consumidor e então trabalhar em cima deles.

Orçamento e definição do canal

Mapear e entender o comportamento das personas é o primeiro grande passo.

Agora, é hora de analisar as opções de canais de acordo com as personas e com o orçamento disponível, afinal, em marketing tudo deve ser feito dentro do possível e praticável.

Assim, você consegue formar, pouco a pouco, uma ideia mais completa de qual ou quais canais fazem sentido para a campanha atual.

Variações de cada canal

Canal definido?

Perfeito!

Agora, é hora de pensar sobre formatos de anúncios e conteúdos, além da duração da campanha e demais detalhes em conjunto com a equipe.

 
4 perguntas que ajudam a definir os melhores canais de marketing
 
Um ótimo truque que ajuda a definir os melhores canais de marketing para campanhas é responder a algumas perguntas que auxiliam a filtrar ideias.

São elas:

1) O produto ou serviço envolvido na campanha é conhecido ou desconhecido?

2) A empresa ou marca é reconhecida ou está começando?

3) O produto ou serviço tem um preço alto ou baixo?

4) Há muita concorrência no seu mercado de atuação?

Perguntas simples como essas, com respostas que já estão na ponta da língua, ajudam muito no processo de filtrar canais, afinal, um produto pouco conhecido precisa de um lançamento e uma divulgação muito maior para que primeiro o público o conheça.

Já uma marca bastante conhecida, por exemplo, deve considerar usar todos os canais disponíveis para que o alcance seja grande e o reconhecimento se mantenha – mas, claro, criando conteúdos específicos para cada canal.

Enquanto isso, uma marca pouco conhecida pode começar com um volume maior de publicidade paga.

Viu só como faz diferença tirar um tempinho para definir os melhores canais de marketing? O sucesso de uma campanha pode depender disso.


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