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Campanha de Natal: estratégias para vender mais em 2022

Quando começamos a ver as decorações nas lojas e os panetones à venda, sabemos: o natal já está batendo na porta! Essa data festiva é uma das que mais movimenta o comércio, afinal, presentear uns aos outros é via de regra. Então, nada mais justo do que atualizar as estratégias para vender mais na campanha de natal desse ano, não é?

Quando se trata de comércio, o natal é o carro-chefe dos eventos. O movimento começa com semanas de antecedência e, quanto mais perto chegamos da data, maior a movimentação.

Diferente do que costumamos fazer como consumidores, deixando as compras para a última hora, na postura enquanto empresa é preciso começar um planejamento prévio muito antes de a data chegar!

Porém, se você deixou para mais perto, não desanime: ainda há tempo de incluir estratégias que irão alavancar a sua campanha de Natal e alavancar as vendas em 2022.




Campanha de Natal: antes de estratégias, prepare a empresa
 
Antes mesmo de começar estratégias específicas de marketing e vendas, é preciso por em prática estratégias organizacionais para que o evento seja organizado e funcional.

#1 Defina ofertas, promoções especiais e novidades

Para criar campanhas é preciso definir o que será o foco da divulgação!

No caso de ofertas e promoções, é importante definir com antecedência e de acordo com os objetivos da empresa, por exemplo: vender mais de segmento X, posicionar a marca em produto Y, acabar com o estoque de produto Z ou, quem sabe, lançar produto W.

Tudo é possível, porém é preciso ser funcional: não é sobre colocar descontos em todos os produtos, e sim saber escolher os estratégicos de acordo com o objetivo do momento da empresa.

#2 Prepare o estoque com antecedência

Principalmente no caso de ofertas e promoções especiais, é crucial garantir um estoque grande e estimado de acordo com os dados do seu público-alvo.

Prometa ao cliente o que cumpriu e não o deixe na mão.

#3 Capacite a sua equipe

Prepare a equipe para o período de vendas, repassando todas as informações básicas como ofertas e possibilidades de pagamento, por exemplo.

No caso de lojas físicas, capacite também o atendimento para proporcionar uma experiência natalina completa e eficiente.

Já no caso de lojas virtuais, capacite a equipe de atendimento para solucionar todo e qualquer problema ou dúvida o mais rápido possível.

Estratégias para vender mais na campanha de natal | 2022

Ofertas e objetivos preparados?

Agora sim é hora de comunicar de maneira estratégica!

 


Partindo do começo: Landing pages para capturar leads

Um dos primeiros passos para uma campanha de sucesso é a geração de leads, ou seja, contatos estratégicos – que já demonstraram interesse na empresa - que receberão conteúdos e informações em primeira mão, assim gerando mais vendas.

No caso do natal, é possível criar uma landing page específica ou trabalhar pop-ups em páginas estratégicas para conseguir os contatos das pessoas que estão visitando o site no momento exato e são potenciais clientes.

Para atrair e captar esse lead é necessário oferecer algo em troca, ou seja, um benefício.

Alguns bons caminhos são:

• Frete grátis na primeira compra;
• Desconto específico para os 10 primeiros...;
• Conteúdos de valor para download, como Ebooks;
• Vouchers/cupons de desconto.


 
E-mail Marketing
 
Com uma base de leads ativa, é hora de disparar e-mail marketing para fomentar a campanha de natal.

Apesar do poder das redes sociais, os e-mails seguem extremamente eficazes para campanhas e ofertas, especialmente quando se trata de lojas virtuais.

Nessa estratégia para vender mais, a chave do sucesso é segmentar, segmentar e segmentar.

É muito mais eficaz segmentar clientes pelo seu histórico de compras e direcionar conteúdos e ofertas de acordo com o histórico do que enviar o mesmo a todos.

Além disso, não se esqueça dos novos leads, ou seja, aqueles que ainda não são consumidores. Crie especificamente para eles também!

Dica: envie sugestões de presentes, atualize o lead sobre o produto que ele olhou alguns dias atrás e agora está em oferta e não deixe de utilizar gatilhos mentais para chamar atenção.

 
Conteúdo estratégico e de valor

Conteúdo de valor é o carro-chefe do marketing hoje em dia, certo?

Em uma era de conexão e humanização, na qual o cliente busca se conectar com a marca e não apenas compra produtos, mas ideias e valores, o conteúdo de valor é a cereja do bolo em uma campanha de natal.

Conteúdos como sugestões de presentes, ideias de combos de presente e o uso de “memes” do momento para sugerir a compra de produtos para o natal são sempre bem-vindos!

Além disso, não se esqueça de incluir pautas atuais como inclusão, diversidade e sustentabilidade, reforçando os valores da marca no contexto natalino.

Mídia paga
 
O e-mail marketing e o conteúdo de valor funcionam muito bem no orgânico, mas a mídia paga impulsiona muito, especialmente quando se trata de uma campanha pontual.

Assim, mais e mais pessoas receberão conteúdos estratégicos e a sua campanha de natal fará ainda mais sucesso.

Lembre-se de que não basta anunciar, é preciso ser estratégico e ter em mente as seguintes perguntas antes de anunciar um conteúdo: quem receberá o conteúdo, por quanto tempo ele ficará ativo e qual o seu objetivo?

Ações com influenciadores
 

Os influenciadores vieram para ficar.

Com uma capacidade única de gerar conexão com o público, influenciadores são muito bem-vindos em campanhas sazonais como em uma campanha de natal.

Para lojas físicas, convidar um influenciador para conhecer a loja decorada e pronta para o natal e mostrar nas suas redes sociais, mostrando opções de presentes e ofertas, pode ser o pulo do gato que o seu negócio precisa.
No caso de lojas virtuais, campanhas que direcionam o consumidor ao site da empresa são tão eficazes quanto!

Não se esqueça: o influenciador precisa falar a língua da marca (e vice versa), além de ter um público-alvo que dê match com o da marca.


Dicas bônus

- Invista em uma identidade visual natalina para os conteúdos da campanha de natal

- Prepare o WhatsApp: nessa época do ano o atendimento costuma subir! Prepare a equipe para estar atenta e saber ajudar o consumidor da melhor forma possível – e o mais rápido possível.

- Ofereça uma experiência: em loja física cenários de fotos, brindes de natal ou a presença do papai noel para as crianças é uma possibilidade e tanto de experiência. Já para compras virtuais, adequar a comunicação para a época torna tudo mais divertido.

Agora, que você já tem algumas boas dicas de como fazer uma campanha de natal e conhece algumas estratégias para vender mais, que tal dar o próximo passo e contar com ajuda especialista para alavancar as vendas?

Seja para o natal de 2022 ou para o ano inteiro, a equipe Emotive está mais do que preparada para levar a sua marca a outro nível!


Entre em contato agora mesmo.


Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação