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Calendário editorial para o Instagram: o que é e como criar?

Você já teve a sensação, ao olhar o feed do Instagram, que todas aquelas publicações muito bem feitas e robustas eram publicadas no momento perfeito, de maneira natural? Essa impressão de naturalidade junto a um conteúdo de qualidade é resultado de um planejamento estratégico através da criação do calendário editorial para o Instagram.

Sem segredos ou mistérios: é analisar, planejar, criar e programar. Mas, não basta criar um calendário que será apenas alimentado para que o perfil da empresa não fique sem conteúdos, é preciso definir temas, tópicos e assuntos de maneira estratégica, para que traga resultados eficazes.

Quer saber mais sobre a importância do calendário editorial? Continue a leitura, prepare papel e caneta – ou o bloco de notas - e vem aprender com a Equipe Emotive!


O que é um calendário editorial para o Instagram?
 
Quando se fala em conteúdo, qual é a primeira palavra que você pensa?

Criação, estratégia, presença, design...?

Todas elas são importantes e devem estar dentro do...PLANEJAMENTO.

Essa é a palavra-chave em toda e qualquer estratégia de conteúdo.

Quando há um planejamento de conteúdo, tudo faz mais sentido, tanto para a marca quanto para os seguidores e consumidores.

Planejamento é um termo guarda-chuva: abrange vários conceitos - e o calendário editorial para o Instagram é um deles.

O calendário editorial é, como o nome sugere, um cronograma em formato de calendário no qual se define e detalha todas as estratégias que serão seguidas em um canal, nesse caso, o Instagram.

No calendário editorial são definidas todas as postagens que serão feitas em determinado período de tempo – normalmente é feito mês a mês.

Assim, se definem os temas de todas as postagens de acordo com a estratégia desse período, ou seja, o objetivo que a marca tem nesse período.

É importante que o calendário seja definido com antecedência, para que nada passe despercebido e ele seja de fato funcional, cumprindo o seu papel de organização e planejamento.

O calendário editorial para Instagram oferece uma visão macro das estratégias da marca, possibilitando uma visão geral para que toda a criação – design, redação, e-mail, campanhas... - seja facilitada e não “saia dos trilhos”.

Vantagens do calendário editorial: organização e estratégia

Além da organização que permite a manutenção de conteúdo, ou seja, mantém a presença da marca sempre ativa como um lembrete aos seguidores e consumidores que a marca está por perto (quem não é visto, não é lembrado), outras vantagens do uso do calendário editorial para o Instagram são:
 
Relacionamento com o seguidor e/ou consumidor
 
Redes sociais são para construir relacionamentos. Para uma marca, isso é primordial!

Quanto mais o seguidor/consumidor vê as postagens, interage e se interessa genuinamente pelos conteúdos, mais “próximo” se sente de marca, não apenas lembrando quando precisa comprar algo que a mesma oferece, mas construindo um relacionamento a longo prazo e indicando a marca a mais pessoas.

Quando uma rede social é muito bem feita e os conteúdos são interessantes de fato, o seguidor gosta de ver e “espera” por isso com frequência.

 
Garantia de qualidade das postagens
 
Se não adianta postar por postar, sem um planejamento estratégico, também não é interessante publicar um conteúdo, mesmo que planejado, sem qualidade.

Quanto mais interessante o conteúdo é e mais próximo da linguagem do consumidor, ou seja, do público-alvo, ele é feito, mais essa postagem se destaca.

Além disso, é importante lembrar que o visual conta e muito: o seguidor diferencia postagens bem-feitas, bonitas e de qualidade de outras mais simples, e valoriza muito esse ponto, afinal, isso transmite credibilidade.

Criação de campanhas sazonais inteligentes
 
Campanhas não nascem da noite pro dia: precisam ser planejadas e, quando definidas, devem ser integradas ao calendário de maneira inteligente.

Definir temas de postagens e campanhas com antecedência evita que datas importantes sejam esquecidas – como datas comemorativas e sazonais – e garante que a equipe de criação tenha tempo suficiente para criar da melhor maneira uma campanha completa, que trará resultados.

Uma empresa do ramo alimentício pode criar uma campanha completa sobre o dia do hambúrguer, por exemplo, incluindo desde postagens sobre a data até lives com profissionais ensinando receitas e quem sabe um concurso cultural para os seguidores?

No final, o calendário editorial para Instagram é um grande aliado na eficácia do trabalho, além de evitar gastos desnecessários, destinando verba a campanhas bem estruturadas.

Organização do feed e identidade visual
 
O Instagram é uma rede social visual.

Um feed organizado, que segue uma paleta de cores e mantém a identidade visual da marca é um pequeno detalhe que faz toda a diferença.

Você já acessou o perfil de uma marca e se surpreendeu com a qualidade visual do conteúdo? Esse é objetivo da marca!

Além da qualidade visual para que o seguidor se surpreenda, manter a identidade visual da marca em todas as postagens é a melhor maneira de reforçar o branding e gerar mais “força” nas qualidades e detalhes únicos da marca.

Otimização de processos
 
Organizar um calendário editorial para o Instagram otimiza os processos pois a equipe consegue visualizar com antecedência o que é necessário produzir.

Assim, seja story, postagens em feed, reels ou campanhas completas, cada profissional ou equipe responsável pode otimizar ao máximo o processo.

Além disso, lembre-se que cada formato deve se adequar a uma linguagem (story, feed, etc), portanto não deixe para a última hora.

 
Bônus: deixe um espaço para postagens não planejadas!

Pode até parecer contraditório, mas reservar a possibilidade de uma ou outra postagem fora do calendário é importante.

Hoje, com a cultura pop e a cultura dos “memes” e assuntos que viralizam, é importante que os profissionais fiquem de olho para que, quando o assunto combinar com a cultura da marca, seja abordado.

Porém, o calendário editorial para o Instagram deve ser sempre a base: os “além” são apenas extras - mas não menos importantes.

Por exemplo: recentemente, a cantora Anitta relatou o seu caso de endometriose. Ginecologistas, médicos da saúde e centros médicos que falaram sobre se deram muito bem, já que estava em alta. Faz sentido, não é?

Agora que você já sabe o que é um calendário editorial para o Instagram e entendeu a importância dele para a estratégia da marca, que tal contar com uma equipe expert no assunto que está sempre antenada e vai garantir postagens eficazes?


Entre em contato com a Agência Emotive e dê esse passo no futuro brilhante da sua empresa!

Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação