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Brand Trust: a importância da confiança de marca

Campanhas, estratégias, conteúdo e mídia paga são essenciais para um negócio decolar e se manter sempre em crescimento, certo? Mas não são apenas essas ações que trarão resultados e fidelizarão clientes. A confiança de marca (brand trust) é um detalhe importante que garante um diferencial no mercado.

A confiança e a indicação andam de mãos dadas. Seja no famoso "boca a boca" ou através de comentários, feedbacks, avaliações e resenhas em canais digitais, hoje os consumidores buscam confiança: na marca, no produto, na imagem transmitida.

A expectativa se torna ainda maior diante de tamanha informação disponível e é aí que entra o papel de construir uma base sólida que gera confiança direta entre marca-produto-cliente.



Brand Trust: como desenvolver a confiança de marca?

"Brand Trust" ou confiança de marca é uma conquista valiosa para uma empresa e é determinada pelas expectativas do cliente em como os produtos ou serviços irão cumprir suas promessas.

Quando uma marca alcança um alto nível de confiança entre os consumidores, eles irão comprar os seus produtos de novo e de novo, além de indicar para mais pessoas.

É por isso que grandes marcas passam a ser associadas a seus produtos e dificilmente tem a sua qualidade questionada, como é o caso do café Nespresso ou de um aparelho iOS.

Assim, depois de ganhar essa confiança tão valiosa as marcas recebem um grande benefício: os consumidores se tornam seus divulgadores.

A experiência é a chave de tudo. Desde o primeiro contato com a marca até a compra, o pós-venda e o feedback, o modo de consumo mudou.

Cada vez mais se confia tanto em resenhas e indicações quanto no que a marca promete. Se cumprir, será um sucesso. Caso não, é possível que essa experiência negativa impeça o consumidor de comprar novamente - a não ser que exista uma estratégia para reverter.

A humanização do processo implica em estratégias que devem acompanhar toda a jornada de compra do cliente e, além disso, uma certeza de que o produto ou serviço realmente cumpre o que promete.

A honestidade e sinceridade são importantes para o consumidor atual, que prefere se conectar realmente a uma marca e já não acredita tanto em chamadas muitas vezes extravagantes.

É papel da marca entregar o que cumpriu, ser honesto e estabelecer uma confiança estável.



Como construir e manter a confiança de marca
 
Para construir o brand trust e gerar essa confiança sólida, é necessário pensar em detalhes referentes à comunicação com o cliente e fortalecê-los.

Confira algumas maneiras de criar confiança de marca:

- Valorize os feedbacks

Na era digital os feedbacks, as resenhas, os comentários e avaliações são de extrema importância.

Além do retorno ao cliente, seja para agradecer, valorizá-lo ou para responder dúvidas e ajudar no que for preciso, a marca precisa mostrar que está aberta a ouvir críticas, entender como os consumidores se sentem em relação ao produto ou serviço e demonstrar que está buscando melhorar no que for preciso, se for o caso.

Para gerar essa conversa é preciso manter diversos canais abertos e com atendimento o mais rápido possível. Do Twitter ao Facebook, do e-mail ao feedback no site até os telefonemas, a conexão é o segredo para criar confiança.

- Foque em uma experiência positiva

Na jornada de compra o cliente permeia diversos passos e pode mudar de ideia a cada um deles. É importante analisar e desenvolver uma experiência positiva em todos esses momentos - seja na chegada ao site ou na finalização de uma compra.

Personalizar pode fazer a diferença, e para isso deve-se considerar o público-alvo.

- Presença digital e conexão

Quanto mais presença digital a marca tem, melhor para a construção de confiança. É essencial que o nome apareça em vários canais e seja reforçado ao público, que passa a ver a marca e entendê-la como referência.

Além disso, a presença digital fortalece a confiança, pois quando o consumidor têm dúvidas ou quer entender mais sobre tal marca, vai buscar suas redes, ler os comentários e "stalkear".

Ainda nas redes sociais, não se esqueça de valorizar o consumidor. Faça reposts quando a marca for mencionada, responda, inclua o consumidor nos conteúdos e faça com que ele sinta que pertence a essa comunidade.

- Seja transparente

Deixar claro quais são os valores e ideais da marca é importante para fortalecer a humanização, assim como contar a história de como surgiu, mostrar a equipe e o dia a dia.

Hoje o posicionamento é mais importante do que nunca, portanto ser verdadeiro, abraçar causas, ser inclusivo e responder com sinceridade as dúvidas é muito valorizado pelos consumidores.

Humanização, inbound, experiência do cliente, SAC...o brand trust é um conjunto de várias ações - pequenas ou grandes - que devem fazer parte das estratégias e do planejamento de marketing de uma empresa.

E por isso mesmo é importante contar com uma agência qualificada e com foco em conectar pessoas, como a Agência Emotive.

 
Entre em contato e vamos juntos fidelizar e cativar consumidores fiéis!

Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação