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5 ótimos motivos para investir em folders

O digital é o carro-chefe quando se trata de divulgação e estratégias para alcançar e captar clientes, certo? Porém, uma estratégia de marketing sólida e completa se faz com a união do digital com o impresso para que seja possível impulsionar o negócio de todas as formas para diversos tipos de público e reforçar a marca em todos os espaços. Hoje, vamos conversar sobre os motivos para investir em folders, um dos materiais impressos mais poderosos!

Por muito tempo, o “boca a boca” e os materiais gráficos foram a principal maneira de prospectar clientes. Apesar de hoje contarmos com as infinitas possibilidades dos canais online, os impressos não decaíram e, por isso mesmo, devem ser considerados na sua estratégia.

Materiais gráficos e impressos como os folders são excelentes para divulgação, reforço do branding e demonstração de profissionalismo, além de oferecer um ar de autoridade, pois mostra ao cliente que foi tomado um tempo para pensar em mais materiais, fazer a impressão etc. Não adianta: o físico segue em alta.



Investir em folders não é coisa do passado. A moda agora é unir as duas estratégias, online e off-line.

Assim, não se perde nenhum dos públicos, afinal, ainda existem pessoas que não se tornaram tão adeptas das redes sociais, seja por preferência, costume ou idade.

Se é possível alcançar públicos das duas formas, por que não?


Partindo do princípio: O que é um folder?
 
Um Folder nada mais é do que um material impresso que reúne as principais informações de uma empresa, tais como: logotipo, contato, endereço, serviços, produtos...
 
“Folder” vem de “Fold”, que no inglês significa “dobra”. Esse impresso pode ter dobras horizontais ou verticais, ser de formatos variados e muito mais: a criatividade é quem manda, além do quanto se deseja incluir no material.

Há empresas que produzem folders para contar a sua história e trajetória, por exemplo, construindo autoridade e auxiliando o branding. É uma excelente maneira de demonstrar que a empresa sabe o que está fazendo e tem domínio no mercado!

Além disso, folders podem ser utilizados para divulgar ofertas e promoções especiais, como descontos ou produtos especiais para datas como o Dia dos Namorados, por exemplo, além de lançamentos.



Folder, panfleto e flyer: qual a diferença?
 
No meio gráfico existem diversos materiais disponíveis, mas esses três são os mais utilizados e costumam ser confundidos. Vamos às diferenças!

Panfleto: costuma ser de folha única, mais simples e menos complexo, com o objetivo de oferecer uma comunicação rápida e eficiente, como em conteúdos políticos ou para que as pessoas conheçam a empresa, além de promoções e lançamentos, sem muita profundidade.

Flyer: uma evolução dos simples panfletos. São feitos em papeis de maior gramatura e costumam ser os ideais quando é importante oferecer uma estética mais apurada. Costumam ser utilizados por imobiliárias e restaurantes.

Folder: já o folder é como um flyer com dobras, pois mantém um padrão estético mais sofisticado e apurado, mas oferece maior espaço para criatividade e design através das dobras.
 

 
Nesse caso, apesar da importância de atingir um grande público, o folder costuma ser pensado com maior cautela e usado com maior estratégia, como em reuniões, entrega de orçamentos, eventos corporativos, feiras, parceiros, Ponto de Venda e clientes diretos.
 
5 motivos para investir em folders: não perca tempo!
 
1 – Impacto estético e conteúdo denso
 
Os folders são mais sofisticados e contam com uma variedade maior de acabamentos, papéis, cortes e coberturas.

É possível incluir mais texto, imagens, gráficos e o que for necessário, portanto é um material mais denso.

Isso demonstra ao cliente ou parceiro uma grande intenção da empresa, além de transmitir credibilidade e segurança. Quem não gosta de receber um material completo, agradável esteticamente e com todas as informações necessárias em mãos?




2 – Alto impacto

Seguindo a lógica do impacto estético, o impacto que o cliente tem com um folder também é alto porque, por ser um material impresso, é preciso tê-lo em mãos, sentir o material, ler com atenção.

Isso “obriga” o cliente a observar com calma, diferente da rapidez como costuma ser nas redes sociais.

3 – Grande visibilidade e contato direto

Por serem materiais maiores e mais completos que os demais, chamam a atenção onde quer que estejam.

Quantas vezes já não folheamos um folder que estava em um ambiente como sala de espera, casa de um amigo, restaurante e afins, pelo simples motivo de que nos chamou a atenção?

4 – Ótimo custo-benefício

Folders se adaptam no orçamento de todas as empresas, pois podem ser de diversos tamanhos e contar com várias ou poucas dobras, além de variar em acabamentos.

Demanda um tempo menor de produção e, quando está feito, não costuma ser alterado.

Além disso, podem ser impressos poucos ou muitos, se adaptando ao orçamento.

5 – Agrega valor ao produto, serviço e/ou empresa

Deixa claro ao cliente que há um investimento por parte da empresa em oferecer as informações necessárias e entregar um material de qualidade.

“Se isso é importante, imagine só o cuidado que a empresa tem nos seus produtos e serviço?” é um pensamento recorrente, mesmo que inconscientemente!

Agora que você já sabe a importância e conheceu motivos para investir em folders, entre em contato com a equipe da Emotive e vamos juntos elaborar um folder de qualidade e criatividade para o seu objetivo, de acordo com o seu público-alvo, assim como os apresentados no texto :)



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