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5 Dicas para melhorar sua segmentação e resultados com Facebook Ads

Dica #1: criar o público-alvo

Se você anuncia no Facebook, é interessante analisar as diferentes formas de segmentação de público-alvo possíveis. Você pode criar públicos baseado em localização, faixa etária, sexo, escolaridade, costumes, interesses, comportamentos, afinidades, etc.

Além disso, o Facebook disponibiliza ferramentas que permitem a criação de públicos-alvo personalizados de acordo com a sua lista de clientes, visitantes do site e envolvimento na rede social. Para saber mais sobre esses públicos-alvo, você pode utilizar a ferramenta Audience Insights.

A partir disso, é possível criar tipos de públicos-alvo personalizados e obter informações detalhadas sobre eles por meio do Facebook Audience Insights.

 

Dica #2: fazer o upload do público de clientes que você já possui ou de Leads

É possível fazer o upload de uma lista de e-mails ou Leads para criar uma audiência personalizada. O Facebook cruzará esses contatos com a base de usuários da própria rede social e gerará um público-alvo com base nos dados combinados.

Dica #3: criar o público-alvo com base no comportamento do visitante do site

Através do pixel do Facebook instalado no site, você pode criar os públicos-alvo de acordo com o tráfego do site. Ou seja, você pode definir regras para que o Facebook preencha os públicos de acordo com o comportamento das pessoas no seu site.

Na opção “Criar público”, você pode escolher entre várias opções de segmentação no menu “Tráfego do site”.
A partir daí, surgem algumas opções para definir a segmentação segundo esse critério. Entenda:

Usuários que acessaram seu site

É possível criar um grupo com todas as pessoas que acessaram o seu site dentro de um determinado período. Pode ser por 30, 60, ou até 180 dias.

Com base no tempo que as pessoas navegaram no seu site

Uma opção é segmentar o público que navega por mais tempo no seu site, que corresponde aos 5% a 25% dos usuários mais ativos. É mais provável que esse segmento de público tenha mais interesse nos produtos da marca, lançamentos de novos produtos, produtos de assinatura ou pacotes de produtos.

Lembre-se de que, quanto maior o volume de tráfego em seu site, maior será a escala de alcance e os retornos que você vai ter.

Pessoas que visitam páginas específicas

Você também pode definir regras de URL para segmentar visitantes de páginas específicas dentro do site. É possível especificar a URL exata ou definir palavras-chave específicas.

Por exemplo: você pode criar um público contendo somente pessoas que acessaram seu blog ou entraram na página de contato.
Esse tipo de público é bastante indicado para ser trabalhado em uma campanha de remarketing.

Dica #4: gerar uma audiência com base no envolvimento do Facebook

Você pode criar um público que inclui qualquer pessoa que tenha se envolvido com sua página do Facebook ou suas postagens (incluindo anúncios). A partir disso você pode refinar seu público usando as seguintes interações:

  • Pessoas que visitaram sua página
  • Pessoas que se envolveram com as postagens ou anúncios da página;
  • Pessoas que clicaram em qualquer botão de chamada para ação;
  • Pessoas que enviaram mensagens para a sua página;
  • Pessoas que salvaram sua página ou posts.
Como essas audiências são baseadas em várias métricas de engajamento, elas são muito úteis para atingir aquelas pessoas que interagem no Facebook.

Se você quiser melhorar o alcance e o engajamento da sua página e do seu conteúdo, esta é uma segmentação de público poderosa. Se você estiver executando uma promoção interessante e quiser que as pessoas a conheçam, vale a pena segmentar um grupo de pessoas que se envolveram com suas postagens e anúncios no passado e que apenas se manifestaram, a fim de alcançar o maior número possível de pessoas dentro desse público.

Da mesma forma, se você estiver tentando gerar tráfego pro site, atinja esse grupo de pessoas que já se envolveram com suas publicações em algum momento e utilize o CPC para maximizar os cliques no seu site.

Dica #5: analise seu público-alvo personalizado com o Audience Insights

Depois de criar seu público personalizado, vá até a opção “Audience Insights” para encontrar informações sobre os usuários dentro desses públicos. Afinal de contas, quanto mais você sabe sobre seus clientes, melhor será a experiência que você pode oferecer.

Para as campanhas de prospecção nas quais você busca novos clientes, deixe os públicos comuns fazerem o trabalho de refinar seu público-alvo.

No entanto, se houver uma inclinação clara para qualquer um desses pontos de dados, excluir uma determinada faixa etária ou gênero pode tornar sua campanha mais eficiente.

Conclusão

Crie diferentes tipos de público e os utilize de acordo com os objetivos que você tem. Utilize o Facebook Audience Insights para conhecer melhor as características dos seus segmentos de clientes mais valiosos para o seu negócio. Ao fazer isso, você pode atender melhor às necessidades dos clientes existentes e dimensionar sua empresa visando novos clientes potenciais com características semelhantes.

A segmentação do público em  Facebook Ads pode maximizar o potencial das suas vendas! Planeje, execute, monitore e... colha os frutos!
 
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Agência de Publicidade Porto Alegre – Emotive Comunicação